Notícias
6 dicas de como economizar na sua construção
Uma obra, por menor que for, exige um processo cuidadoso de planejamento. Isso não apenas ajuda a ter um resultado que traga satisfação e segurança para os seus clientes, como também permite identificar formas de economizar na construção sem prejudicar o projeto.
Por necessitar de materiais de ótima qualidade, aquisição ou aluguel de maquinário apropriado e a contração de profissionais competentes, o setor da construção civil gera muitos gastos. Porém isso não significa que não existam formas de otimizar o projeto para se ter uma obra mais parada que não diminua a qualidade do resultado final.
Com isso em mente, compilamos uma lista com seis estratégias que você pode adotar para economizar durante as etapas de planejamento do seu projeto:
1. Faça um levantamento preliminar dos custos da sua obra
Se planejar é a chave para o sucesso de qualquer projeto. Logo, numa obra, você precisa ter registrado de antemão tudo que será necessário para a sua conclusão. Isso significa fazer uma detalhada pesquisa iniciar para listar todos os custos do projeto.
Dentre alguns itens que você precisa considerar está a compra de material de construção e dos equipamentos necessários, além da contratação da mão-de-obra capacitada. Além disso, em algumas obras também será necessário a aquisição de licenças e pagamento de taxas segundo as políticas da região.
E antes de escolher os materiais, saiba que o preço não é a única variável a se levar em conta. Como diz a sabedoria popular, às vezes o barato sai caro. Comprar materiais e equipamentos sem levar em consideração a qualidade e eficiência dos mesmos pode gerar custos extras bem maiores do que os iniciais se você tiver que trocar uma máquina ou encontrar um fornecedor melhor. E falando de fornecedores.
2. Pesquise o máximo de fornecedores na sua região
Tão importante quanto o seu planejamento são os profissionais que trabalharão com você. E isso não se limita apenas à mão de obra, mas também aos fornecedores de material e outros serviços que serão necessários no projeto.
Portanto, nesse passo você deverá checar todos os fornecedores próximos da sua localidade para identificar aqueles que possuem melhores descontos, facilidade de pagamento e, como mencionamos, material de qualidade assegurada. Às vezes ir até um pouco além da sua região pode apresentar bons benefícios tanto para sua obra quanto para seus custos dependendo do frete.
É importante ter uma lista grande de fornecedores, pois nem sempre você conseguirá fechar negócio com a primeira escolha que encontrar. E uma vez que encontre uma boa opção, não tenha medo de negociar. Ser um bom negociante é uma habilidade tão importante de se desenvolver quanto a de ser um bom planejador.
3. Pense no cronograma da obra
Um planejamento não considera apenas o que será feito e como ele será feito no projeto. O quando é uma outra consideração fundamental. Uma das principais formas de se gerar custo extra é com atrasos. Por exemplo, imagine que em vez de adquirir um determinado equipamento você opte por alugá-lo. Nesse caso você precisa garantir que ele não fique parado pois cada dia a mais de obra significa um custo a mais no seu bolso.
O mesmo raciocínio se aplica aos profissionais que você contrata, principalmente quando envolve diversas equipes numa mesma obra. Caso uma delas acabe atrasando a sua parte no projeto, isso acarretará perdas para todas aquelas que estão na cadeia do processo. Um profissional parado por conta do atraso de outra pessoa ainda vai exigir ser pago pelo seu tempo.
4. Evite desperdícios e reaproveite tudo que for possível
É bem como que mesmo com um planejamento detalhado alguns itens acabam ou faltando ou sobrando. E é melhor que ocorra o segundo caso, pois assim ao menos a sua obra não sofrerá atrasos até a chegada do restante do material que vai gerar mais custos extras. Mas também você precisa estar sempre fiscalizando o trabalho dos seus profissionais para garantir que os materiais estejam sendo usados de maneira eficiente e evitando desperdícios.
Outro importante passo é reaproveitar qualquer material e/ou equipamento que você tiver à sua disposição, considerando que não estejam dentro da validade e tenham recebido a manutenção apropriada. Se sobrou material de outra obra, não existe razão para não dar utilidade a ele, ainda mais considerando o quão caro podem ser alguns dos itens necessários numa obra.
5. Revise seu planejamento
Uma característica dos planos é que eles são bem suscetíveis a mudanças quando a obra já está em andamento. Por isso é sempre importante revisar seu planejamento conforme novas etapas são concluídas e também quando surgem contratempos. Um profissional pode ficar doente e precisar ser substituído, uma máquina pode quebrar, um fornecedor pode atrasar uma entrega.
Esse tipo de surpresa infelizmente vai acontecer em algum momento, então não entre em pânico quando surgir um problema. Consulte seu planejamento e veja o que pode ser feito para ajustá-lo e minimizar os custos consequentes desses contratempos. Não se pode prever o futuro, porém você pode estar preparado previamente e ter planos de ações que mitiguem os novos gastos.
6. Contrate profissionais qualificados
Existem algumas etapas que simplesmente não se deve cortar gastos. Os profissionais que serão responsáveis pela execução do seu projeto. Isso parece contraditório vindo de um texto cuja principal intenção é ajudar a economizar na obra, porém a escolha de bons profissionais impacta no projeto como um todo e pode sim reduzir seus gastos.
Com uma equipe experiente e capacitada, você contará com profissionais que saberão aplicar as técnicas corretas para evitar desperdício de material e minimizar os eventuais custos extras que possam surgir ao longo da construção. Portanto, na hora de fazer suas contratações tenha em mente todo o benefício que um construtor qualificado trará para o seu projeto.E se você procura por profissionais treinados e capacitados, não deixe de conferir a Poste Certo. Como anos de experiência de atuação na construção civil, a Poste Certo oferece um excelente direcionamento e planejamento de obras, garantindo que todos os contratos sejam atendidos no prazo e com máxima qualidade.