Qual tipo de poste precisa de ART e projeto para ser instalado  

Image

Precisa realizar instalações de postes, mas não sabe se os modelos que deseja precisam passar por uma avaliação? Então, hoje vamos te ajudar com isso esclarecendo tudo sobre essa questão, para que você saiba qual tipo de poste precisa de ART e projeto para ser instalado e possa escolher com maior segurança.

Então, hoje vamos te mostrar os diferentes tipos de postes que precisam de ART e projeto, como conseguir e os detalhes sobre cada modelo. Portanto, fique ligado e vamos ao que interessa.

O que é ART?  

A Anotação de Responsabilidade Técnica, ou simplesmente ART, é um documento amplamente utilizado por profissionais da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia que precisam desenvolver contratos de execução de serviços ou obras. Sendo um documento legal usado para identificar o responsável técnico pela prestação de serviços ou de uma obra realizada.

Seguindo com a Lei nº 6.496/77, à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) precisa estar presente em todo contrato (seja escrito ou verbal) para regulamentar a prestação de serviços profissionais ligados a Engenharia, Arquitetura, Agronomia e muitas outras.

Qual tipo de poste precisa de ART e projeto para ser instalado  

O engenheiro responsável pelo projeto de instalação dos postes é quem vai definir se existe a necessidade de ART e projeto para a obra em questão. Com base em informações obtidas ele pode determinar os materiais e tipo de fixação correta.

Além disso, o projeto também traz todas as informações a respeito do tipo de poste que deve ser utilizado, a altura, capacidade de carga e outros pontos relevantes. Dito isso, vamos conferir agora qual tipo de poste precisa de ART e projeto. Veja:

Postes de 3 a 4 caixas, C4, C5 e C6  

As redes de distribuição de energia elétrica de baixa e média tensão quase sempre fazem uso quase que exclusivo dos postes de 3 a 4 caixas. Os modelos C4, C5 e C6 recebem esse nome de acordo com a quantidade de ligações, ou seja, caixas que suportam.

Por exemplo, um poste C4 conta com a capacidade para suportar até quatro caixas, enquanto o modelo C6 tem capacidade para até seis caixas. Esses postes são padrões quando pensamos na distribuição segura e eficiente de energia elétrica tanto em áreas urbanas, como rurais.

Outro ponto chave para esse tipo de poste é a sua capacidade de adaptação, pois podem ser projetados de acordo com cada localidade. Assim, levando em conta fatores como demanda da carga, condições climáticas e exigências de segurança.

Postes híbridos (com TC), C4, C5 e C6  

Os postes híbridos, conhecidos geralmente como postes com transformador compacto (TC), reúnem as funções de um poste tradicional com o suporte para um transformador de distribuição de energia. Esses postes são bastante utilizados em redes de distribuição de baixa e média tensão, principalmente em áreas urbanas onde o espaço é reduzido.

Essa capacidade de ter um transformador compacto junto ao poste permite que ele faça uma distribuição de energia muito mais eficiente. Assim, fazendo com que não se tenha a necessidade de estruturas adicionais, tornando o ambiente urbano mais organizado e sem poluição visual.

Equipamentos de suporte  

Além dos modelos de poste acima, também são encontrados equipamentos de suporte para ajudar na instalação dos postes. E estes por fazerem parte de todo projeto, também vão estar inclusos na liberação ART. São eles os pedestais e as caixarias.

Pedestais  

Os pedestais são estruturas utilizadas nas redes de distribuição de energia elétrica como suporte. Eles estão presentes em redes de comunicação ou iluminação pública, como transformadores, caixas de distribuição e luminárias, por exemplo.

Os pedestais são instalados no nível do solo, para facilitar todo acesso dos profissionais na hora de realizar manutenções e operações dos equipamentos. Eles geralmente são encontrados em áreas residenciais, como comerciais e industriais. Realizando um papel fundamental na infraestrutura desses serviços devido ao suporte único.

Caixarias  

As caixarias são estruturas utilizadas para suportar os equipamentos de distribuição de energia elétrica. Indo desde serviços de telecomunicação até serviços de saneamento, como dutos, cabos e conexões, por exemplo.

As caixarias são projetadas para funcionar como proteção, mantendo o equipamento protegido contra o tempo, vandalismo e outros tipos de acidente. Isso vai assegurar uma maior integridade e segurança para as instalações e seus equipamentos. Por fim, elas podem variar de tamanho, material e forma dependendo do tipo de projeto e exigências técnicas para a aplicação.

Conseguindo ART e aprovação do projeto  

Para conseguir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é preciso que o projeto seja elaborado por um profissional, em seguida ele é submetido à uma análise para aprovação por parte dos órgãos competentes. Assim, as autoridades podem verificar se tudo está em conformidade e dentro das exigências, normas e regulamentações técnicas vigentes.

Após a  aprovação do projeto, é necessário seguir até o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou outro órgão competente e pegar a sua ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Esse documento é emitido para o engenheiro responsável, atestando que todo projeto foi elaborado dentro das conformidades e normas técnicas para que ele possa assumir a responsabilidade pela execução do projeto. Por fim, é importante lembrar que a ART é obrigatória para projetos que envolvam risco à segurança pública, como é o caso da instalação de postes trifásicos.

Poste Certo: Os projetos e instalações certas  

Então é isso! Agora que vimos qual tipo de poste precisa de ART e projeto, bem como tudo funciona desde a elaboração de projetos até a obtenção de ART entendemos como é importante fazer tudo certo.

Assim, é preciso que todas as etapas essenciais para garantir a segurança, eficiência e conformidade legal na instalação de postes sejam feitas por quem realmente entende do assunto. Mas, embora possa parecer uma coisa difícil de executar, se você escolher a Poste Certo, tudo isso pode se tornar bastante simples.Isso porque a Poste Certo vai te garantir toda comodidade para a criação do projeto até as instalações, ajudando e cuidando dos processos para conseguir sua ART e realizar tudo dentro das conformidades e seguindo os processos de segurança. Portanto, evite prejuízos financeiros, tenha qualidade e durabilidade nas suas instalações, faça tudo com a Poste Certo!