Por que não é recomendado o uso de benjamins?

Image

Pela facilidade e praticidade do processo, além de um custo menor, o uso de benjamins nas residências brasileiras se tornou extremamente comum. Porém, o que muitos não sabem, é que este pequeno objeto pode causar grandes problemas.

Quando utilizado erroneamente e sem cuidado, o benjamin pode ser o causador de quedas de eficiência da energia, sobrecargas e até mesmo incêndios. Portanto, a segurança elétrica do espaço está comprometida a partir do momento em que um desses objetos é posto na tomada. 

A seguir, exploraremos os motivos pelos quais o uso de benjamins não é recomendado e apresentaremos as alternativas mais seguras para lidar com a demanda crescente por energia em nossas vidas.

Como um benjamin funciona?

Uma tomada é projetada para suportar um determinado valor de corrente elétrica e realizar sua condução com segurança e eficácia. Isso é o que se chama de eletricidade.

Porém, quando um benjamin é conectado à tomada e diversos outros aparelhos são conectados ao benjamin, a tomada está recebendo mais conexões do que ela foi feita para suportar. 

Dessa forma, ao receber mais Amperes (corrente elétrica), a tomada pode sofrer um aquecimento. Afinal, todos os dispositivos conectados estão demandando mais energia da tomada do que ela pode oferecer e controlar com segurança.  

Por esse motivo, o benjamin não deve ser utilizado como uma solução definitiva. Muitas pessoas utilizam esse objeto por ser mais barato e demandar menos trabalho do que a instalação de novas tomadas, por exemplo. 

Contudo, o barato pode sair caro no futuro. Com cautela, o benjamin pode ser utilizado como um item provisório para uma ligação de energia pontual.  

Por que não utilizar benjamin?

Queda na qualidade da energia:

O uso de benjamins pode comprometer a qualidade da energia fornecida aos dispositivos conectados. Por haver o compartilhamento de energia entre mais de um aparelho, a voltagem pode ficar abaixo do necessário, o que afeta o desempenho e a vida útil dos equipamentos eletrônicos.

Sobrecarga de tomadas:

Vários aparelhos conectados a um único benjamin podem sobrecarregar a tomada em que estão ligados. Isto porque, ocorre um aumento na carga elétrica, que pode ultrapassar a capacidade da fiação de todo o circuito. 

Isso pode levar a sobrecarga e curto-circuitos que colocam em perigo não apenas a funcionalidade dos aparelhos conectados ao benjamin, mas as próprias pessoas presentes no local. 

Qualidade baixa:

Com a popularidade do benjamin, é fácil encontrar o produto nas prateleiras de diversas lojas e supermercados. A alta demanda gera uma maior produção desses itens que, muitas vezes, são produzidos em massa e com pouca qualidade. 

Quanto menor a qualidade, menor a vida útil do produto e maior a probabilidade de deterioração com o tempo, aumentando os riscos de mau contato e falhas.

Risco de Incêndio:

A sobrecarga causada pelo uso definitivo de benjamins ao invés de provisório, pode resultar em condições ideais para incêndios. O incêndio elétrico pode ocorrer devido ao superaquecimento dos cabos, o que eleva a deterioração da fiação. Esta é a consequência mais grave de todas, afinal, coloca em risco a saúde e a vida de pessoas, além da estrutura do espaço. 

Como substituir os benjamins?

Como foi possível notar, a utilização de benjamins pode gerar sérios problemas. Por esse motivo, o ideal é utilizar outras ligações de energia mais seguras e eficazes.

Em especial, é preciso pensar em um plano a longo prazo. Essa é a ideia totalmente oposta aos benjamins, que são utilizados como um plano a curto prazo. 

Embora o planejamento a longo prazo possa exigir um investimento maior no início, a segurança do espaço e das pessoas presentes, além do cuidado com os aparelhos conectados, estarão garantidos. 

A seguir, conheça algumas das soluções cabíveis: 

Contrate um eletricista qualificado:

Ao perceber que há uma escassez de tomadas onde você se encontra, o ideal é contratar um eletricista para que ele realize a instalação de novos pontos de energia. Afinal, eles são profissionais que entendem completamente o sistema elétrico e garantem maior segurança e eficácia das novas instalações de energia conforme as normas e regulamentações exigem. 

Réguas com proteção:

As réguas de energia com proteção contra surto são uma excelente ideia de substituição aos benjamins. Isto porque, elas comportam a conexão de mais de um dispositivo ao mesmo tempo que prezam pela segurança do ambiente em que se encontram e dos presentes no local. 

Organização dos cabos:

Os benjamins mantêm diversos aparelhos conectados a ele ao mesmo tempo. Isso significa que diversos fios podem ficar emaranhados ou sobrepostos uns aos outros no mesmo local. Essa desorganização aumenta o risco de maus contatos e interferências elétricas. 

Uma boa dica é utilizar organizadores de cabos que ajudam a manter o ambiente organizado e a estrutura de fiação mais segura.  

Educação sobre segurança e eletricidade:

É importante se manter à par das informações de uso de dispositivos elétricos para evitar maiores problemas, como os citados anteriormente. Dessa forma, promova a conscientização sobre segurança elétrica em sua casa ou local de trabalho. 

É bom realizar práticas seguras, como desconectar dispositivos quando não estiverem em uso e evitar o uso excessivo de extensões elétricas. 

O uso de benjamins pode ser uma solução rápida para a falta de tomadas em um local, mas os riscos que o uso desse objeto trazem consigo superam os benefícios popularmente conhecidos. 

Portanto, investir em uma infraestrutura elétrica adequada, com pontos de energia suficientes e soluções de qualidade, é a abordagem mais segura e econômica a longo prazo. 

Ao fazê-lo, não apenas garantimos a segurança de nossos dispositivos e dos frequentadores do ambiente, mas também contribuímos para um ambiente elétrico mais confiável e de qualidade. 

Lembre-se, a segurança elétrica é um investimento valioso a longo prazo. Planeje com atenção e cuidado a instalação de novos pontos elétricos junto a um eletricista qualificado e de confiança. Dessa forma, não haverá a necessidade de preocupar-se com o perigo dos benjamins.  

Na Poste Certo você encontra diferentes modelos de poste padrão para a sua obra! Conte conosco para escolher o produto certo e instalá-lo com eficiência. Somos especialistas em fornecer postes de qualidade e segurança para diversos segmentos.