Importância do aterramento nos imóveis

Image

Descubra o que é o aterramento elétrico e saiba o que fazer caso o seu imóvel não tenha esse mecanismo de segurança elétrica instalado

Mesmo atualmente, muitas construções ainda negligenciam a importância do aterramento nos imóveis. Infelizmente, isso faz com que a segurança elétrica seja comprometida e pode trazer muitos problemas futuros para os residentes.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da NBR 5410, o aterramento é um item de proteção obrigatório. Afinal, ele configura um caminho seguro para as descargas elétricas e atmosféricas que podem acontecer no local. Ou seja, essas descargas são redirecionadas para a terra e protegem os residentes da construção de qualquer choque elétrico.

Com isso, você já deve ter uma noção de por quê o aterramento é tão importante. No entanto, vamos entender melhor o que é o aterramento elétrico e o motivo pelo qual ele é imprescindível em qualquer construção.

O que é aterramento elétrico?

Se você não sabe o que significa esse conceito, não se preocupe. Vamos explicar o que é, como funciona o aterramento e o que fazer caso você perceba que o seu imóvel não conta com aterramento. Assim, você pode se sentir muito mais seguro em sua própria casa!

De forma geral, o aterramento é um sistema que consiste no direcionamento de possíveis correntes de fuga para a terra. Isso acontece por meio da conexão das instalações elétricas a um componente condutor. Por sua vez, esse componente consegue dispersar a corrente para a terra.

Sendo assim, caso ocorra uma fuga de corrente elétrica, a mesma é escoada para a terra e não fica na superfície, impedindo choques elétricos.

É justamente por isso que o aterramento se tornou obrigatório!

Qual a importância do aterramento nos imóveis?

Agora que você já sabe o que é esse processo, vamos entender a fundo a sua importância.

De acordo com a IFC/COBRECOM, reconhecida como uma das principais empresas fabricantes de fios e cabos elétricos do país, sem o aterramento, os residentes de um imóvel ficam desprotegidos das cargas elétricas.

Isso significa que o simples uso de um eletrodoméstico pode desencadear uma corrente e, potencialmente, ter consequências fatais.

Ligar a televisão, o microondas, usar o chuveiro elétrico… Enfim, todos os itens do nosso cotidiano que usam energia passam a apresentar risco para todos os moradores caso o aterramento não seja realizado.

O sistema de aterramento, incluindo o condutor de proteção, também é indispensável para o sistema de proteção contra sobretensões da instalação. Por sua vez, estamos falando do risco de que os equipamentos sejam queimados por conta de descargas atmosféricas, como é o caso dos raios.

De acordo com a NBR 5410, o condutor de proteção deve ser identificado pela cor verde ou verde com listras amarelas. Assim, essa é uma das melhores formas de identificar o condutor em seu imóvel.

O que é o condutor de proteção?

O condutor de proteção (popularmente chamado de “fio terra”) é o responsável por desviar as correntes de fuga dos componentes da instalação e dos aparelhos eletrônicos para a terra. É, portanto, uma das partes mais importantes do aterramento.

Ele deve estar em todos os circuitos de tomadas e pontos de utilização de energia elétrica do imóvel e, conforme explicamos acima, ser identificado pela cor verde ou verde com listras amarelas.

O que fazer se o meu imóvel não tiver aterramento?

Viu só por quê o aterramento é tão importante? Agora que você já entendeu melhor o que significa esse conceito e a sua importância, chegou a hora de falarmos sobre uma das principais dúvidas dos clientes.

Se eu descobrir que o imóvel que acabei de adquirir não tem aterramento, o que eu preciso fazer?

O primeiro passo é consultar um profissional qualificado, incluindo engenheiro, técnico, tecnólogo ou eletricista. Claro, a melhor opção é sempre buscar uma empresa com conhecimento multidisciplinar para que a mesma possa indicar a forma mais adequada de instalar um sistema de aterramento.

Nesse caso, a empresa vai avaliar as condições do imóvel e de toda a região para verificar as condições de instalação. Com isso, ela poderá fornecer um orçamento personalizado, de acordo com as necessidades do dono do imóvel e com o melhor plano para que o aterramento seja realizado de forma segura.

Além disso, vale ressaltar que este pode ser o movimento para fazer uma revisão completa da instalação elétrica do imóvel. Afinal, toda a parte elétrica está conectada e funciona de uma forma unificada. Portanto, essa pode ser a chance para resolver qualquer problema e já garantir o sistema de aterramento que vai proteger você e qualquer residente do imóvel.

Sobre a Poste Certo

A Poste Certo é comprometida com a máxima qualidade de seus serviços, produtos, atendimento, entrega e instalação, priorizando sempre o conforto e segurança. Os serviços são oferecidos nas regiões de Jundiaí, Itupeva, Várzea Paulista, Campo Limpo e Louveira. Especialista no ramo, contamos com uma equipe qualificada de vendas, pós-vendas e execução dos serviços, trazendo uma experiência personalizada para cada cliente.

Então, está precisando de ajuda com o aterramento do seu imóvel? Não perca mais tempo! Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo e vamos ajudá-lo a melhorar a segurança do seu lar.