Notícias
4 principais problemas elétricos na residência e como prevenir
No artigo de hoje, você vai descobrir quais são os principais problemas elétricos na residência. Independentemente de se você está na fase de construção de um imóvel, se acabou de comprar a casa dos seus sonhos ou se notou alguns pontos de atenção em seu lar, esse é o artigo certo para você.
Afinal, a rede elétrica é responsável por grande parte do nosso dia: desde o momento em que acordamos e ligamos a luz do quarto, passando pelo uso dos eletrodomésticos e até mesmo do chuveiro elétrico!
Portanto, é muito importante ficar de olho nos problemas potenciais da rede elétrica. Assim, você consegue manter a segurança do seu lar e aproveitar o seu imóvel com todo o conforto.
Dito isso, que tal conhecermos os principais problemas e as formas de prevenção? Vamos lá!
Quais são os principais problemas elétricos na residência?
Rede elétrica desatualizada
Antes de mais nada, é importante lembrar que a rede elétrica do seu lar deve sempre estar atualizada de acordo com as principais normas de segurança.
Isso porque imóveis mais antigos contam com uma rede elétrica que não foi projetada para aguentar a quantidade de equipamentos eletrônicos que usamos hoje. Afinal, há algumas décadas, não tínhamos tantos eletrodomésticos como é o caso dos dias atuais.
Consequentemente, a rede elétrica antiga fica sobrecarregada e mais propensa aos acidentes.
Dessa forma, a melhor forma de prevenir esse tipo de problema é atualizar a rede elétrica da sua casa. Caso você não tenha certeza de se ela está atualizada, contrate uma equipe profissional para fazer a avaliação e lembre-se de fazer uma manutenção periódica a cada dez anos.
Problemas no disjuntor
Além disso, um dos problemas elétricos na residência é também o superaquecimento do disjuntor. Esse equipamento foi projetado justamente para proteger a rede elétrica, então, quando existe um superaquecimento, ele acaba por desarmar.
Com o disjuntor desarmado frequentemente, você pode ter a certeza de que existe algum problema na rede elétrica do imóvel. Nesse caso, é imprescindível chamar uma equipe especializada que vai investigar o problema para descobrir a causa.
Em contrapartida, existem ainda casos em que o disjuntor é incompatível com a rede elétrica e não consegue proteger o sistema de forma eficiente. Portanto, a instalação do disjuntor deve ser feita sempre por um profissional que, de fato, avaliou a rede elétrica da sua casa e sabe qual é a melhor forma de proteger a mesma.
Picos de tensão
Por sua vez, os picos de tensão acontecem quando a rede elétrica passa por uma descarga mais forte do que ela está acostumada. Geralmente, é o caso de raios e outros danos às linhas de transmissão de energia.
Se esse tipo de pico acontece com bastante frequência na sua casa, o ideal é que o eletricista instale alguns componentes que vão ajudar a proteger os seus aparelhos, impedindo incêndios e outros danos.
Estabilizadores de energia elétrica e nobreaks podem ser uma solução eficiente, bem como escolher produtos que já contem com a proteção contra curto-circuito.
Falta de um projeto elétrico
Por último, não há como negar que a falta de um projeto elétrico é um dos principais problemas elétricos na residência, senão o maior. Afinal, antes de fazer qualquer instalação, é preciso delimitar exatamente onde ficarão as tomadas, cabos, circuitos e interruptores para dimensionar a rede e evitar acidentes.
Na ausência do projeto, a segurança de sua família fica comprometida. Então, ao construir um imóvel, nunca negligencie o projeto elétrico!
Como prevenir os principais problemas elétricos na residência?
Agora que você já sabe quais são os principais problemas elétricos que podem acontecer na sua casa, vamos falar um pouco mais sobre como você pode prevenir os mesmos.
De forma geral, a melhor forma de prevenção é a atenção. Ou seja, fique sempre atento aos sinais que aparecem com o comprometimento da rede elétrica, como por exemplo o superaquecimento, os picos de tensão, a ineficiência da eletricidade e mais.
Ninguém conhece a sua casa melhor do que você. Logo, você é a melhor pessoa para identificar sinais de que, talvez, algo no sistema elétrico não esteja funcionando tão bem quanto deveria e precisa ser contratado.
Da mesma forma, não se esqueça de que a manutenção preventiva é uma etapa importante dos cuidados com a sua casa e o período ideal para que ela aconteça é a cada dez anos.
Então, se já faz algum tempo desde a última vez em que você revisitou o projeto elétrico da sua casa, chegou a hora de contratar uma equipe especializada para resolver isso!
Sobre a Poste Certo
Com anos de experiência no mercado, a Poste Certo conta com uma estrutura voltada exclusivamente para a venda de poste padrão e suporte para kit padrão de ligação de água.
Especialista no ramo, contamos com uma equipe qualificada de vendas, pós-vendas e execução dos serviços, trazendo uma experiência personalizada para cada cliente.
A Poste Certo é comprometida com a máxima qualidade de seus serviços, produtos, atendimento, entrega e instalação, priorizando sempre o conforto e segurança. Os serviços são oferecidos nas regiões de Jundiaí, Itupeva, Várzea Paulista, Campo Limpo e Louveira.
Então, está precisando de ajuda com os principais problemas elétricos na residência? Não perca mais tempo! Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo e vamos ajudá-lo a melhorar a segurança do seu lar.
Restou alguma dúvida sobre o tema? Então, deixe seu comentário no espaço abaixo. Além disso, aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais. Até a próxima!