Notícias
É verdade que instalações elétricas em 220V gastam mais do que a instalação em 110V?
Ao falar sobre instalações elétricas, uma das perguntas mais comuns que surgem durante a conversa é se sistemas em 220V consomem mais energia do que sistemas em 110V.
A preocupação em relação à eficiência energética tem se tornado uma pauta cada vez mais discutida em todo o mundo. Ainda, com o aumento nos valores das contas de luz, a população busca cada vez mais por soluções que ajudem a economizar o gasto de energia o quanto for possível.
A seguir, vamos analisar e responder a essa grande dúvida e desmistificar o pensamento de que instalações elétricas em 220V gastam necessariamente mais energia do que as em 110V.
Tensão e Consumo de Energia
Para iniciar a conversa, é necessário saber o que é tensão elétrica (voltagem) e compreender como ela está relacionada ao consumo de energia.
Basicamente, a tensão representa a diferença de potencial elétrico entre dois pontos em um circuito. Quanto maior a tensão, mais energia será transportada em um curto período de tempo.
Por exemplo, ligando os pontos positivos e negativos de uma mesma bateria em um circuito elétrico, haverá o surgimento de uma corrente elétrica, que nada mais é do que a tensão. A potência dessa corrente irá depender da tensão entre os polos.
Na Física, a relação entre tensão e consumo de energia é dada pela Lei de Ohm:
Potência (P) = Tensão (V) x Corrente (I)
A potência é medida em watts (W).
A tensão é medida em volts (V).
A corrente é medida em ampères (A).
Isso significa que a potência varia de acordo com a tensão e a corrente. Com o aumento da tensão, a corrente necessária para fornecer a mesma potência diminui, e vice-versa.
Comparando o Consumo de Energia em 110V e 220V
Agora que a forma como ocorre o consumo de energia está esclarecida, já é possível responder à pergunta inicial: as instalações elétricas em 220V não gastam mais energia do que as em 110V, desde que a potência total seja a mesma.
A seguir, veja alguns exemplos aplicados em situações do cotidiano:
Lâmpadas: Uma lâmpada com potência de 100W em 110V usará aproximadamente 0,91 ampères. Já uma lâmpada com potência de 100W em 220V usará cerca de 0,45 ampères. A potência consumida é a mesma, mas a corrente necessária é menor na tensão mais alta.
Dispositivos Eletrônicos: Boa parte dos aparelhos eletrônicos atuais possuem fontes de alimentação que funcionam em uma ampla gama de tensões, variando entre 100V e 240V na maioria dos casos. Portanto, o consumo de energia de um notebook, televisão ou carregador de smartphone será o mesmo, não importa a tensão.
Eletrodomésticos: Eletrodomésticos como secadoras, máquinas de lavar e geladeiras têm classificações de potência próprias. Ou seja, independentemente da tensão, eles operam na mesma potência. Portanto, o consumo de energia é o mesmo.
Escolha a tensão certa
De acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), o Brasil não possui uma tensão em comum no seu território.
Nas regiões Norte, Sudeste e parte da Centro-Oeste, é comum a utilização de tensão 127V. Por outro lado, nas regiões Nordeste, Sul, no estado de Goiás e no Distrito Federal, a tensão 220V é mais utilizada.
Porém, esses são os dados gerais levantados pela associação. Isso não significa que não existam construções no Nordeste que aceitem tensão 127V ou residências no Sudeste com tensões 220V.
Portanto, antes de adquirir um dispositivo elétrico, busque saber qual o tipo de instalação elétrica do local que será utilizado.
Instalando a fiação elétrica
Caso esteja no processo de iniciar uma construção, sabe que a escolha da fiação elétrica é uma etapa primordial.
É importante que as regulamentações locais sejam seguidas com rigor ao instalar ou modificar a fiação elétrica em uma residência ou empresa.
Porém, em alguns casos, pode ser possível escolher entre ambas as tensões:
Tipo de Aparelhos: Leve em consideração os aparelhos que deseja utilizar. Se você possui dispositivos que funcionam de maneira mais eficaz em 220V e é possível utilizar essa fiação, pode ser vantajoso escolher uma tensão mais alta.
Eficiência Energética: Caso a redução do consumo de energia e a eficiência energética forem prioridades, busque escolher aparelhos eletrodomésticos mais eficientes, independentemente da tensão.
Benefícios da tensão 220V
Como explicado anteriormente, a tensão não determina o consumo de energia. Contudo, é importante saber que sistemas elétricos com tensão mais alta podem ter algumas vantagens em relação aos sistemas com tensão menor:
Energia eficiente à distância: Em áreas a longas distâncias, a tensão mais alta permite uma transmissão mais eficiente do que a de menor tensão. Isso reduz a necessidade de interferências intermediárias.
Menor queda de tensão: Em sistemas com tensão alta, as quedas são menores ao longo das distâncias. Ou seja, a energia nas tomadas das casas tende a ser mais estável. Para aparelhos sensíveis, como computadores, esse fato é extremamente benéfico.
Adaptação e eficiência
A chave para economizar e otimizar eletricidade está em escolher os dispositivos certos e consumir energia de forma sustentável.
Desligar dispositivos quando não estão em uso, trocar lâmpadas incandescentes por LEDs e preservar os sistemas elétricos com vistorias e manutenções periódicas são alguns dos exemplos de ações que economizam seu dinheiro e colaboram com a natureza.
Portanto, a tensão elétrica não é o fator que determina o consumo de energia. O que realmente importa é a potência dos dispositivos que estão sendo utilizados.
Lembre-se de que, independentemente da tensão que você escolher, o uso responsável de energia e sua conservação não apenas reduzem os custos de eletricidade, mas também são benéficos para o meio ambiente.
Certifique-se de selecionar aparelhos e equipamentos seguros e de qualidade, além de pôr em prática ações de conservação de energia em sua construção para alcançar os melhores resultados em termos de economia de energia e de sustentabilidade.
Garanta sua tranquilidade e eficiência energética contando com a Poste Certo para suas instalações. Somos especialistas em fornecer postes de qualidade e segurança para diversos segmentos.